Helena de Lima (Foto: Nathalia Fernandes) |
Mora na casa de número 9 da Rua Nair Belo, no Retiro dos Artistas
Biografia:
Fonte - Letras.com.br
Helena de Lima (17/05/1926). Cantora, foi descoberta em no programa de calouros de César Ladeira na Rádio Nacional.
Em 1948 começou a trabalhar como crooner em uma boate carioca, atividade que exerceu por mais de 20 anos em casas noturnas no Rio e em São Paulo.
Cantou ao lado de Dolores Duran na boate Bacará e gravou, no fim dos anos 50, o LP "Vale a Pena Ouvir Helena".
Lançou também discos ao vivo de seus shows na boate, como "Uma Noite no Cangaceiro", um de seus maiores sucessos, com "Oitavo botequim" (Luiz Antonio) e "Verdade da Vida" (Raul Mascarenhas/ Concença Lacerda).
Até hoje continua se apresentando e gravando, embora com menor freqüência. Seu maior sucesso foi a marcha-rancho "Estão Voltando as Flores", de Paulinho Soledade, em 1962.
A voz grave e a beleza de Helena de Lima encantaram a noite carioca e paulista dos anos dourados.
Aos 80 anos, esta grande cantora ainda nos brinda com a beleza de sua voz nos bares da vida, sempre cantando o amor com seu jeito dramático e contundente de interpretar. E alguns de seus maiores clássicos finalmente ganharam uma coletânea – enfocando sua fase áurea, de quando pertenceu ao cast da RGE, entre 1961 e 67.
Neste CD estão reunidos sambas-canções, sambas clássicos e marchas-rancho de um bom gosto extremo. Tudo é perfeito para se ouvir sozinho, acompanhado no máximo de uma boa bebida, para recordar amigos e amores do passado.
Seus grandes clássicos que ficaram para a posteridade
– Estão Voltando as Flores, Oitavo Botequim e Verdade da Vida – se revezam com sucessos de ocasião, que os mais fãs vão se lembrar com certeza, como Ainda Bem e Pergunte a Você.
De quebra, temos um belo dueto com Miltinho homenageando Pedro das Flores, figura histórica da noite carioca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário