sábado, 18 de janeiro de 2014

Ritchie - Menina veneno (Recordações Anos 80)

Richard David Court nasceu no dia 6 de março de 1952, em Beckenham, condado de Kent, sul da Inglaterra

Com 20 anos, abandonou os estudos (Literatura Inglesa ) para tocar flauta na banda londrina Everyone Involved com quem gravou o LP-protesto Either/Or, junto com outras bandas que contestavam a construção de um viaduto sobre Picadilly Circus, em West End.. O LP foi distribuído gratuitamente. Durante as gravações desse disco, Ritchie foi apresentado a um grupo de brasileiros pelo guitarrista Mike Klein. Entre eles estavam Lucinha Turnbull, Rita Lee e Liminha . Desta amizade veio o convite para visitar o Brasil.
No final de 1972, Ritchie desembarcou em São Paulo, onde formou a banda Scaladácida com o baterista Azael Rodrigues, o guitarrista Fabio Gasparini e o baixista Sérgio Kaffa. Esta banda terminou em 1973. Daí Richie mudou-se para o Rio de Janeiro.Na capital fluminense, deu aulas de inglês para músicos como Paulo Moura, Egberto Gismonti e a cantora Gal Costa, e integrou o grupo de jazz-rock Soma (Bruce Henry, baixo; Alírio Lima, percussão; Tomás Improta, piano) como backing vocal e flautista. Em 1980, Ritchie regressou a Londres para participar de seu álbum solo, Let the Thunder Cry , como vocalista e arranjador.
De volta ao Brasil, em 1982, gavou "Menina Veneno",composição dele e Bernardo Vilhena, com ajuda de Liminha, na época produtor da Warner. As vendas do compacto simples (CBS), lançado em fevereiro de 1983 com "Menina Veneno" e "Baby, meu bem", ultrapassaram as 500 mil cópias, um marco na história do mercado fonográfico brasileiro.Porém, o sucessosó veio memo com o LP Voo do Coração (Epic/CBS), em junho de 1983. Um milhão e duzentas mil cópias do álbum ("Menina Veneno", "A vida tem dessas coisas", "Casanova", "Pelo interfone" e a faixa-título) que evaporaram das lojas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário